Grandes Pensadores

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mensagem Motivacional do Professor Aurius Carvalhêdo


O ENEM está bem aí, a poucos dias de sua realização. E nesses últimos dias conversamos com vocês sobre as questões práticas: sobre os horários das provas, dicas de como fazer uma boa redação, o que levar para lanchar e o que não fazer para não ter nenhum contra tempo. E isso tudo foi importante, sem sombra de dúvidas. Mas ao chegar em casa me deparei com a mensagem de uma amiga que me dizia "deseje-me sorte na prova do ENEM, estou um pouco nervosa" e então me dei conta de que deixamos de falar algo fundamental e ainda mais importante do que muitas dicas: FALAR DE VOCÊS.

     Sei que muitos tem suas dúvidas, talvez um pouco de medo ou podem até pensar que tudo será muito difícil, e isso tudo é natural (vocês não serão os primeiros nem os últimos a sentirem isso). Mas mesmos esses aspectos que parecem negativos, tem sua razão de ser: a dúvida nos coloca diante de situações das quais precisamos encontrar uma saída ou uma resposta e, assim, seguirmos adiante; o medo, em muitos casos, nos impulsiona a enfrentar nossas limitações e superar obstáculos que, se negados ou subestimados, poderiam nos paralisar; e as dificuldades, bem, sobre essas não dá pra enfeitas: elas não vão desaparecer depois da prova do ENEM e vão continuar aparecendo ao longo da vida... Portanto, o que se há de fazer é ter consciência de que você são maiores e mais fortes que elas e que com fé e determinação vocês poderão crescer cada vez mais e mais.

     Diante disso pensei em dizer "boa sorte, deem o melhor de si!", mas o fato é que eu estaria sendo injusto, pois vocês já o fazem todos os dias: quando saem de casa para irem a escola - seja de uma casa próxima a ou de uma local distante, enfrentando viagens cansativas e horários apertados -, quando suportam horas e horas das explicações intermináveis do professor de arte e também quando batem cabeça pra resolver uma equação de física ou matemática que, pra mim, parecem coisas de outro planeta! Ou mesmo quando confrontando os percalços da vida e, ainda assim, sempre se esforçam um pouquinho mais para esta em sala, um dia após o outro... Por isso mesmo o que precisa ser dito é a verdade: MEUS ALUNOS, VÃO LÁ E ARRASEM! VOCÊS PODEM! EU ACREDITO EM VOCÊS E EM SEU POTENCIAL - HOJE E SEMPRE! 



Aurius Carvalhêdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.