Grandes Pensadores

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Projeto Escolar Consciência Negra: Conhecendo e Reconhecendo-se


Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie (...). Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história.

Augusto Cury


      A Lei 10.639 de 2003 estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para lembrar e evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população. 
Por isso, é importante conhecermos sobre a história dos quilombos, em especial sobre a origem e realidade do Povoado Bom Sucesso, remanescente de quilombo com suas riquezas culturais como o Boi Bumbá e o Tambor de Crioulo, buscando o reconhecimento, elevando a autoestima de modo a minimizar assim, as desigualdades existentes.
     Para Tanto o C.E. Oliveira Roma realizou abertura do projeto Consciência Negra: Conhecendo e Reconhecendo-se no dia 10 de setembro no Anexo II, Povoado Bom Sucesso (Região Quilombola), com a presença da Gestora Geral Olga Maria de Souza Figueiras e da Supervisora Escolar Professora Bernarda Ramos, juntamente com o corpo docente. Na ocasião a gestora entregou aos alunos aos Kit´s educacionais (Mochila, réguas, cadernos, lápis e canetas) fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão.






Assista aos vídeos:

Documentário Consciência Negra





Fonte: Youtube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.